Comemos maçãs e laranjas compradas pela mãe - TVI

Comemos maçãs e laranjas compradas pela mãe

Alimentos básicos

Em Portugal consumimos cada vez menos fruta e vegetais. População jovem não é excepção

Relacionados
O consumo de fruta está a diminuir em muitos países da União Europeia e Portugal não é excepção. Segundo o estudo «Os portugueses e a fruta: Hábitos e atitude», os jovens portugueses consomem pouco fruta. Outra das conclusões é que a maçã e a laranja são as frutas preferidas e mais consumidas no nosso país.

Quatro em cada dez portugueses (48 por cento) declaram comer um máximo de duas peças ou menos de fruta por dia. Os habitantes do Algarve e da Grande Lisboa são os que mais consomem, pelo contrário, é no Alentejo que se regista o menor consumo.

À medida que aumenta a idade dos entrevistados, maior é o consumo de fruta. Os jovens entre os 18 e os 24 anos são os que consomem menos fruta por dia (60 por cento come uma ou duas peças de fruta por dia no máximo).

As mulheres apresentam-se como as grandes consumidoras. 50 por cento afirma comer entre três e cinco peças de fruta, contra apenas 42 por cento dos homens que consomem a mesma quantidade.

Maçãs, laranjas, pêras e bananas são as frutas preferidas: a maçã é a preferida dos portugueses e a que mais se consome (31 por cento), seguida da laranja (22 por cento), a pêra (16 por cento) e da banana (12 por cento).

Banana é «fácil de comer»

A maçã, segundo 63 por cento dos inquiridos, é a fruta mais saudável. A resposta foi dada maioritariamente por mulheres e maiores de 65 anos. Já a banana é «fácil de comer» (30 por cento). Os mais jovens preferem a banana porque dá energia (82 por cento). De realçar que o consumo desta fruta aumenta de modo significativo neste grupo de população.

O ananás é a fruta preferida das mulheres porque ajuda a perder peso (47 por cento) e devido às vitaminas (54 por cento) e fibras (22 por cento).

O almoço (66 por cento) e o jantar (58 por cento) são os momentos em que se consome mais fruta. Principalmente os homens. Já as mulheres comem mais durante o dia.

Mãe, a «responsável da fruta»

Dos inquiridos, 69 por cento declara que é a mãe que compra a fruta, enquanto apenas 18 por cento indica que o responsável é o pai. A maioria das famílias compra fruta uma ou duas vezes por semana, principalmente em supermercados (58 por cento).

O estudo foi realizado pela Simple Lógica Investigación S.A. para a Dole, produtora e distribuidora de fruta, entre 28 de Fevereiro e 3 de Março, a indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal. Foram feitas 543 entrevistas telefónicas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados