A tampa que recicla a solidariedade - TVI

A tampa que recicla a solidariedade

  • Portugal Diário
  • Carlos Gonçalves
  • 26 ago 2007, 09:15
Garrafas de plástico ajudam quem precisa

Segunda fase da campanha a decorrer no Algarve reuniu 32 toneladas de tampas

Relacionados
Em Portugal, o uso do corpo da garrafa não é um caso comum, mas a sua tampa foi utilizada em várias campanhas de solidariedade em volta do país. A mais mediática é a Associação Tampa Amiga, mais conhecida como os «tampinhas».

Neste momento é impossível saber a quantidade de material ganho através da «reciclagem» da tampa, feita pela associação, visto que o sucesso da ideia «engoliu» a instituição e espalhou-se a todo Portugal.

«Podem-se estar a realizar campanhas idênticas no resto do país, neste momento, sem passarem sequer pela associação», afirmou Almerinda Maltinha presidente do núcleo regional do Algarve, reconhecendo a massificação do projecto.

Apesar disso, revelou que está a ocorrer, no Algarve, a 2ª fase de uma campanha de recolha de tampas. Campanha essa que, na sua 1ª fase, recuperou 29 toneladas de tampas e garantiu que, através dessa recuperação, fosse possível distribuir «23 cadeiras de rodas», três das quais eléctricas, «três camas ortopédicas, um colchão anti-escaras» entre outro material ortopédico.

Nesta 2ª fase já se recolheram «cerca de 32 toneladas» de tampas, prontas a ser reutilizadas.

Ajuda social

Paralelamente, a empresa ValorSul iniciou uma campanha, na primeira semana de Junho, em que por cada 20 garrafas de plástico deixada no Eco Ponto amarelo de Almada, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca eram dados 2,5 cêntimos para ajuda social.
Continue a ler esta notícia

Relacionados