Saúde24: 15 por cento das chamadas por atender - TVI

Saúde24: 15 por cento das chamadas por atender

Instalações onde funciona o serviço Saúde24 (Mário Cruz/Lusa)

Neste período, contactos diários chegam aos 4500

Relacionados
O coordenador da Linha telefónica Saúde24 garante que o atendimento está a «melhorar», mas cerca de 15 por cento das chamadas ficam por atender numa altura em que os contactos diários chegam aos 4.500, como aconteceu terça-feira.

Até 15 de Dezembro a taxa média de eficácia era de 94,8 por cento para 1.800 chamadas diárias, acrescentou o enfermeiro Sérgio Gomes à Lusa.

Entre as 00:00 e as 15:00 horas de hoje a linha recebeu cerca de 1.500 chamadas, notando-se um «padrão muito evidente de pessoas com sintomas de gripe».

O número médio de profissionais a atender passou de 30/35 enfermeiros para 60, tendo-se chegado aos 70, referiu ainda.

Durante a conferência de imprensa da ministra da Saúde na segunda-feira, transmitida em directo pelos canais televisivos, sobre o cenário da epidemia de gripe no país registaram-se cerca de 1.500 chamadas em cerca de uma hora.

A linha, cujo contacto é o número 808 24 24 24, irá manter-se reforçada nas próximas duas semanas, no âmbito das orientações das autoridades.

Segundo a Direcção-Geral da Saúde, o pico da epidemia de gripe é esperado para os próximos dias.

No entanto, as pessoas estão a evitar as idas aos serviços de saúde antes de um encaminhamento da Linha Saúde24, notou ainda Sérgio Gomes.

A Linha está ainda a identificar quantas pessoas ficaram por atender, já que que muitos contactos são repetidos quando não há resposta.
Continue a ler esta notícia

Relacionados