Gripe: dispositivo preparado caso surto se alastre pelo país - TVI

Gripe: dispositivo preparado caso surto se alastre pelo país

Centro de Saúde dos Olivais (Foto Lusa/Manuel de Almeida)

Região de Lisboa e alguns distritos do Sul foram os mais atingidos até agora

O secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, garantiu esta quarta-feira que há «todo um dispositivo preparado para aumentar a resposta às populações», caso o surto da gripe se alastre pelo país, avança a agência Lusa.

«Temos todo um dispositivo preparado para, em caso de necessidade, aumentar a resposta às populações», referiu Manuel Pizarro.

Segundo o governante, o Ministério da Saúde «tem monitorizado muito atentamente o surto de gripe que o país tem vivido».

Um surto que, até ao momento, «atingiu muito mais» a região de Lisboa e Vale do Tejo e alguns distritos do Sul, enquanto que no Norte «não houve aumento significativo» da incidência da doença.

«Se houver algum sinal de surgimento noutras regiões do país desse surto da gripe, haverá alargamento do horário dos centros de saúde, quer no período nocturno quer aos fins-de-semana e feriados, para haver espaços alternativos a que as pessoas possam recorrer», acrescentou.

O governante alertou para as pessoas não irem às urgências hospitalares, não só para não congestionar estes serviços mas também para minimizar os riscos de transmissão da doença.

«Num caso de surto de gripe, não é desejável que as pessoas permaneçam muito tempo em espaços confinados em contacto umas com as outras, já que a via respiratória é a principal forma de transmissão da doença. Será desejável que o maior número de pessoas acorra aos centros de saúde».
Continue a ler esta notícia