Sida cresce em Portugal - TVI

Sida cresce em Portugal

  • Portugal Diário
  • 20 nov 2007, 14:06

Relatório da ONU refere que somos o quarto país da Europa com maior crescimento

Relacionados
Portugal é o quarto país da Europa Ocidental que mais casos novos de infecções por HIV, refere o relatório anual do Programa das Nações Unidas sobre a doença.

Na Europa Ocidental, o HIV é transmitido essencialmente devido a relações sexuais desprotegidas e também pela troca de seringas contaminadas entre os consumidores de droga injectável.

A ONU refere que esta última causa tem pouca representação, com excepção para dois países: Portugal e Espanha.

No topo da lista de países com surge o Reino Unido, com 8.925 novas infecções de HIV detectadas no ano passado.

Aliás, o Reino Unido mantém-se como um dos países da Europa Central e Ocidental onde o HIV/sida tem mais prevalência, tendo os novos casos da doença duplicado de 2001 para 2006.

Este aumento deve-se essencialmente às novas infecções entre os homens com relações homossexuais e a um aumento do diagnóstico de mulheres e homens heterossexuais que contraíram o vírus em países com elevados níveis de prevalência da doença, sobretudo na África sub-saariana e nas Caraíbas.

Na Europa Ocidental, França é o país que se segue ao Reino Unido, com 5.750 novos casos diagnosticados em 2006.

Depois surge a Alemanha com 2.718 casos e Portugal com 2.162 novas infecções por HIV.

Segundo o relatório da Onusida, apenas algumas regiões de Espanha e de Itália contribuem para estes cálculos reportando os dados.

Em todos os outros países da Europa Ocidental o número de novos diagnósticos é menor e as novas infecções apenas excedem as mil na Holanda.
Continue a ler esta notícia

Relacionados