Detidos por escravizar portugueses - TVI

Detidos por escravizar portugueses

Sociedade

Rede levava para Espanha cidadãos alcoólicos ou toxicodependentes para serem explorados

Relacionados
A PJ deteve seis homens e uma mulher suspeitos de envolvimento na prática dos crimes de associação criminosa, sequestro, escravidão e branqueamento de capitais entre outros ilícitos, anunciou esta quarta-feira, no Porto, fonte policial, noticia a Lusa.

As sete detenções resultam de uma operação realizada, estas segunda e terça-feira, em Trás-os-Montes e Alto Douro e na região Centro, no âmbito de uma investigação a uma rede de angariação de mão-de-obra ilegal.

Esta rede visava levar cidadãos nacionais em situação vulnerável, nomeadamente casos de alcoolismo e toxicodependência, para Espanha, onde o seu trabalho era explorado em condições semelhantes à da escravidão.

Esta operação vem na sequência de uma outra, decorrida em execução de mandados de detenção emitidos pelo Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto (DIAP/Porto), por solicitação da PJ, que levou à detenção em Espanha de dezanove indivíduos de ambos os sexos, suspeitos de integrarem a mesma associação criminosa.

Estas detenções foram levadas a cabo pelo Cuerpo Nacional de Policia e pela Guardia Civil nas regiões de La Rioja, Navarra, Catalunha e Alava, sob a direcção da Fiscalía de Logroño.

Dos sete detidos em território português, dois já foram presentes à autoridade judicial, que determinou a medida de coacção de prisão preventiva, aguardando-se a decisão quanto aos cinco restantes.

Quanto aos detidos em território espanhol, deverão ser entregues às autoridades portuguesas logo que sejam cumpridos os preceitos legais indispensáveis.
Continue a ler esta notícia

Relacionados