Fogos: declarado plano municipal de emergência em Castro Daire - TVI

Fogos: declarado plano municipal de emergência em Castro Daire

Há duas povoações em risco devido às chamas

Relacionados
Última actualização às 18:59

Foi declarado o plano municipal de emergência em Castro Daire, distrito de Viseu, devido ao incêndio que lavra com várias frentes activas, a informação foi adiantada à TVI pelo presidente da Câmara municipal local, José Fernando Carneiro Pereira. Duas povoações estiveram em perigo devido às chamas.

O incêndio que lavra no concelho de Castro Daire com nove frentes activas chegou a ameaçar duas povoações. As crianças e idosos forma mesmo aconselhados a abandonar os locais por causa do fumo, informou fonte da autarquia local.

As povoações de Moita e Cela estiveram em risco, vivendo-se momentos muito complicados devido às mudanças de direcção do vento.

O incêndio agravou-se depois de almoço, contando com oito a nove frentes activas, o que obrigou a que fosse decretado, perto das 15:00, Plano de Emergência Municipal.

«Há pessoas e bens em risco. Aconselhamos as crianças e os idosos a abandonar estas povoações, por causa da imensa nuvem de fumo», dissera José Fernando Carneiro Pereira, dizendo suspeitar que este incêndio tenha tido mão criminosa. «O calor que estava não fazia deflagrar qualquer incêndio».

O fogo teve início às 17:51 de domingo, em Moledo, ficando as chamas dominadas às 23:57.

No entanto, às 5:54 desta segunda-feira verificou-se o seu reacendimento, com uma frente activa. Duas horas depois já havia várias frentes activas.

No combate às chamas estão 207 bombeiros, apoiados por 61 veículos, três helicópteros bombardeiros pesados e três aviões bombardeiros pesados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados