Há doentes do SNS impedidos de realizar exame nos convencionados - TVI

Há doentes do SNS impedidos de realizar exame nos convencionados

Há doentes do SNS impedidos de realizar exame nos convencionados

ERS denunciou impedimento no acesso dos doentes do SNS já em 2009

Relacionados
Há doentes referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde que estão a ser recusados ou impedidos de marcarem colonoscopias nos prestadores convencionados.

Já em 2009, a Entidade Reguladora da Saúde tinha identificado a discriminação no acesso destes doentes. O problema mantêm-se passados quatro anos.

Os utentes com credenciais do Serviço Nacional de Saúde tentam marcar uma colonoscopia num serviço convencionado, mas encontram impedimentos vários no acesso. Alguns doentes ficam meses à espera, outros acabam por desistir.

O problema é antigo. Em 2009, a entidade reguladora da saúde identificou prestadores que discriminavam ou rejeitavam sem fundamento, colonoscopias a utentes do serviço público. Alguns convencionados cobravam inclusive valores indevidos aos doentes. As regras no regime de convenções têm vindo a mudar com a abertura de concursos públicos e a procura dos mais baixos preços. A revisão das tabelas começou no último trimestre de 2013.

Os cortes orçamentais na saúde condicionaram também a prescrição de exames complementares de diagnóstico pelos médicos dos centros de saúde e hospitais. No ano passado, o Estado gastou 400 milhões de euros com o regime de convenções. Um valor que o ministro da Saúde quer ver reduzido no final deste ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados