«Brigada Victor Jara» vence prémio musical - TVI

«Brigada Victor Jara» vence prémio musical

  • Portugal Diário
  • 17 set 2007, 16:00

Galardão José Afonso será entregue ao grupo pelo álbum «Ceia Louca»

Relacionados
«Brigada Victor Jara» venceu a edição de 2007 do Prémio José Afonso, com o álbum «Ceia Louca», editado em 2006, escreve a agência Lusa.

O galardão foi atribuído por unanimidade por um júri do qual fizeram parte Olga Prats, António Vitorino de Almeida, Carlos Pinto Coelho, António Moreira e Natália Cañamero de Matos.

O Prémio José Afonso foi criado em 1988, pela Câmara Municipal da Amadora, para homenagear o cantautor português e destina-se a galardoar anualmente um álbum de edição portuguesa cujos temas tenham como referência a cultura e a história portuguesas.

«Ceia Louca» é o albúm que assinala o regresso do grupo, numa altura de celebrações de mais de três décadas de carreira, desde que apareceram, em 1975 em Coimbra.

Em 1977, dois anos depois de se terem formado, com um nome que homenageia o cantor chileno Víctor Jara, editaram o primeiro álbum, «Eito Fora», feito de cantares regionais.

Da sua discografia destaca-se «Monte formoso», em 1989, do qual saiu um espectáculo de homenagem a José Afonso, que contou com a participação do Teatro Bonifrates e do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra.

Em 2000 lançaram «Por sendas, montes e vales» e em 2006 «Ceia louca», que contou com a participação de convidados como Carlos do Carmo, Vitorino e Janita Salomé, Lena d` Água e Jorge Palma.

Actualmente com nove músicos, a Brigada Victor Jara já integrou na sua formação inicial artistas como Né Ladeiras, Fernando Amílcar e Joaquim Caixeiro.

Fausto, Sérgio Godinho, Né Ladeiras, Dulce Pontes, Filipa Pais, Carlos do Carmo e José Medeiros foram alguns dos músicos portugueses já distinguidos com o Prémio José Afonso.
Continue a ler esta notícia

Relacionados