Ciganos ameaçam com manifestação nacional - TVI

Ciganos ameaçam com manifestação nacional

Manifestação de famílias ciganas à porta da Câmara de Loures

Famílias não se sentem seguras e recusam regressar ao bairro da Quinta da Fonte

Relacionados
A comunidade cigana da Quinta da Fonte ameaça juntar ciganos de todo o País numa manifestação nacional caso, até ao final da semana, as famílias não forem realojadas noutros bairros.

O ultimato foi feito em declarações à TSF pelo porta-voz da comunidade, José Fernandes, que desde a passada quinta-feira se concentra em frente à Câmara Municipal de Loures à espera de uma solução de realojamento.

As 53 famílias ciganas que se encontram concentradas em frente à autarquia desde quinta-feira, decidiram este domingo que não vão regressar à Quinta da Fonte, após terem feito um rastreio às condições de segurança do bairro.

«As pessoas não estão psicologicamente preparadas para encarar a Quinta da Fonte» afirmou á Lusa José Fernandes, porta-voz da comunidade cigana. As famílias visitaram esta tarde a Quinta da Fonte sob escolta policial e ouviram insultos da comunidade africana do bairro.

Marcha pela paz

Esta tarde, pelas 19h30, está prevista uma marcha pela paz no bairro da Quinta da Fonte. A manifestação sairá da Igreja da Apelação e pretende juntar membros das comunidades africana e cigana.

No passado dia 11 à tarde, meia centena de elementos das comunidades cigana e africana da Quinta da Fonte envolveram-se em confrontos com utilização de armas de fogo, segundo a PSP, que indicou ter detido dois indivíduos e apreendido algumas armas de fogo e munições de calibre variado.

No dia anterior, uma rixa entre dois grupos do mesmo bairro tinha provocado nove feridos ligeiros e danos em várias viaturas
Continue a ler esta notícia

Relacionados