O Nobel para um cientista «que é um exemplo para todos» - TVI

O Nobel para um cientista «que é um exemplo para todos»

Um dos vencedores do Nobel da Medicina 2008, Harald zur Hansen

Investigador português elogia trabalho do alemão Harald zur Hausen

Relacionados
Um prémio «merecido» para um homem «fantástico», que «é um exemplo para todos os investigadores». É assim que Fernando Schmit, investigador do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) demonstra o seu contentamento pelo Nobel da Medicina ter sido atribuído ao cientista alemão Harald zur Hausen, que descobriu que o cancro do colo do útero é provocado pelo HPV - Vírus do Papiloma Humano.

«É um ganho muito importante para a Ciência o Nobel ter sido atribuído a alguém cujo trabalho tem uma aplicação prática enorme», e também «a um europeu» acrescenta ao PortugalDiário aquele investigador, que tem desenvolvido o seu trabalho também na área do cancro do colo do útero, mas mais ao nível do diagnóstico.

Harald zur Hausen descobriu que o HPV era a causa do cancro do colo do útero e «demonstrou ainda as formas como o vírus induzia o cancro». Além disso, acrescenta Fernando Schmit, «anos depois os resultados da sua investigação apareceram, com a criação da vacina que vai permitir minimizar o impacto deste tipo de cancro que é a principal causa de morte das mulheres em todo o mundo».
Continue a ler esta notícia

Relacionados