Portuguesa ganha prémio internacional - TVI

Portuguesa ganha prémio internacional

  • Portugal Diário
  • 9 jan 2007, 16:31

Estudo de investigadora pode ajudar a diminuir número de acidentes nucleares

Relacionados
Uma investigadora portuguesa da Universidade de Coimbra foi distinguida internacionalmente com um prémio científico por um trabalho na área da ciência dos materiais, que poderá ajudar a evitar riscos de acidentes em centrais nucleares, foi divulgado esta terça-feira. A notícia é avançada pela Agência Lusa.

De acordo com informação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Benilde Costa, investigadora do Departamento de Física, foi galardoada com o prémio «Distinção de Mérito» por «Notável Trabalho Científico», atribuído pelo reitor da Akademia Górniczo-Hutnicza, Polónia, no passado mês de Dezembro.

A investigadora portuguesa desenvolveu um estudo «que pode vir a ser aplicado na redução dos riscos de acidentes em centrais nucleares e oleodutos». De uma maneira geral, este trabalho tem aplicação na melhoria da longevidade de instalações em que as ligas metálicas são sujeitas a grandes esforços, como por exemplo centrais térmicas ou outras infra-estruturas industriais, adianta o comunicado.

A investigação de Benilde Costa foi realizada ao longo de um ano, em colaboração com cientistas da Universidade de Ciências e Tecnologia de Cracóvia.

Para a investigadora, o prémio atribuído pela Academia de Cracóvia é «um grande prestígio» e constitui «mais um passo na internacionalização da FCTUC e do Departamento de Física, em particular».

Benilde Costa iniciou estudos por espectroscopia de Mssbauer no grupo de Física Nuclear da Matéria Condensada do Departamento de Física da Universidad e de Coimbra e tem colaborado com várias instituições nacionais e internacionais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados