Gripe A: Portugal ainda não encomendou vacinas - TVI

Gripe A: Portugal ainda não encomendou vacinas

Gripe A no México - Foto EPA

Muitos países já reservaram e pagaram milhões de doses e deverão receber o medicamento antes de Portugal

Relacionados
Portugal ainda não fez a pré-reserva da vacina da gripe A e ainda nem sequer decidiu quantas encomendar e, como o medicamento não chega para toda a população, é preciso ainda definir o grupo de risco que terá acesso à vacina, avança a edição desta terça-feira do «DN».

A directora-geral da Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan, e representantes da Agência Europeia do Medicamento explicaram esta segunda-feira que pelo menos até Dezembro não haverá vacina contra a gripe A na União Europeia. Mas há países que já fizeram a pré-reserva e portanto deverão receber o medicamento antes de Portugal, explicam ao «DN», fontes da indústria farmacêutica e especialistas.

O Reino Unido, por exemplo, pediu 90 milhões de doses e, curiosamente, a China, o país mais populoso do mundo, pré-reservou apenas quatro milhões. «Os Estados Unidos já compraram e pagaram 80 milhões de doses, e querem 600 milhões no total», explicou ao «DN» o virologista Jaime Nina do Instituto Ricardo Jorge. Também Canadá, França, Áustria, Nova Zelândia, Austrália, Finlândia e Espanha já encomendaram a vacina, para citar apenas alguns, e todos encomendaram milhões de doses. «Nós vamos receber a vacina antes do Malaui e do Burkina Faso, mas concerteza depois dos EUA e Suécia», diz o especialista ao «DN».

Joana Refrega, assessora do Ministério da Saúde (MS), explicou ao «DN» que o MS juntou um grupo de peritos para decidir a quantidade a encomendar. «A principal preocupação tem sido chegar a um número razoável», disse.

Ainda na semana passada, a ministra Ana Jorge anunciou que Portugal vai fazer a pré-reserva em breve, mas desde então não foi feita. Esta segunda-feira, o ministério negou que haja algum atraso neste processo. «Ainda estamos dentro dos timings e isso não vai acarretar nenhum atraso».
Continue a ler esta notícia

Relacionados