«Melhor zoo de Portugal» é em Gaia - TVI

«Melhor zoo de Portugal» é em Gaia

  • Portugal Diário
  • 8 fev 2008, 16:48
Zebra [arquivo]

Segundo um artigo publicado na revista International Zoo News

Relacionados
Um artigo recentemente publicado na revista International Zoo News considera o Parque Biológico de Gaia como sendo «provavelmente o melhor zoo de Portugal», revelou esta sexta-feira a direcção deste parque, criado em 1983 pela Câmara de Gaia, escreve a Lusa.

«É um motivo de orgulho para nós», afirmou Nuno Oliveira, director do parque, em declarações à Lusa, salientando que a revista é muito conhecida nos meios internacionais ligados aos parques zoológicos.

No artigo, intitulado Zoological Collections in Portugal, da autoria de Olaf Paterok e Junas Livet, são analisados vários espaços zoológicos portugueses, sendo o Parque Biológico de Gaia apontado como «probably the best zoo in Portugal».

Neste artigo, os autores relatam as visitas que efectuaram ao Aquamuseu de Valença, Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, Zoo da Maia, Quinta de Santo Inácio (Gaia), Estação Litoral da Aguda (Gaia) e ao Zoo de Lourosa.

O Parque Biológico da Serra das Meadas (Lamego), o Parque Zoológico de Gouveia, o Europaradise (Montemor-o-Velho), o Zoo Oeste, o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (Malveira), o Jardim Zoológico de Lisboa e a Quinta Pedagógica dos Olivais são os restantes locais visitados para a elaboração do artigo.

Donos para 100 cães

Computador consegue traduzir o ladrar dos cães

Segundo Nuno Oliveira, um dos autores deste artigo, o especialista francês Junas Livet «é um reconhecido observador de parques zoológicos em todo o mundo».

«É bom ver que o modelo do Parque Biológico de Gaia, mais de conservação da natureza do que de parque zoológico, é reconhecido internacionalmente», salientou Nuno Oliveira, frisando que o espaço que dirige «não é um modelo clássico de jardim zoológico».

O Parque Biológico de Gaia foi criado pela Câmara de Gaia em 1983, dispondo na altura de uma área de apenas dois hectares, posteriormente aumentada para os actuais 35 hectares.

Localizado nos arredores de Gaia, abrangendo territórios das freguesias de Avintes e Vilar de Andorinho, o parque estende-se pelo vale do rio Febros, um afluente do Douro.

Na área do parque estão referenciadas mais de 70 espécies de aves, que vivem ou visitam o parque nas suas migrações, além de 18 espécies de mamíferos, 14 de répteis e anfíbios e 9 de peixes.

O parque conta ainda com várias dezenas de invertebrados e mais de 300 espécies espontâneas de plantas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados