ARS Norte: doente foi «devidamente analisado» - TVI

ARS Norte: doente foi «devidamente analisado»

  • Portugal Diário
  • 3 jan 2008, 17:29

Auatarca de Peso da Régua denunciara caso de socorro atrasado

Relacionados
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte garantiu hoje que o paciente «com sinais evidentes de doença urgente», que se deslocou na madrugada de segunda-feira à antiga urgência da Régua, foi «devidamente analisado», refere a Lusa.

Em carta aberta ao ministro da Saúde, a Câmara do Peso da Régua (PSD) tinha denunciado quarta-feira a situação ocorrida, na madrugada de segunda-feira, em que alegadamente «não foi prestado socorro imediato e adequado a um paciente com sinais evidentes de doença urgente» que tinha sido transportado ao Hospital D. Luiz I «com suspeita de ataque cardíaco».

O filho do paciente, José Madeira, disse que o pai ficou com falta de ar e que, como já tinha tido um enfarte e um edema pulmonar, o levou de imediato até à ambulância do INEM, estacionada em frente da unidade hospitalar.

Acrescentou ainda que a ambulância só foi accionada depois de ter ligado para o 112.

O serviço de urgência do Hospital D. Luíz I, no Peso da Régua, fechou à meia-noite de 27 de Dezembro por determinação do Ministério da Saúde, tendo sido implementado um sistema de consulta aberta, apoiado por uma ambulância com Suporte Imediato de Vida (SIV).

Em comunicado, o Conselho Directivo da ARS-Norte defende que, pela descrição efectuada pelo próprio INEM, «o doente foi devidamente analisado pelo médico e outros técnicos em serviço nas duas viaturas do INEM».

Por uma questão de precaução, acrescenta o comunicado, o doente foi reencaminhado para o Serviço de Urgência do Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.
Continue a ler esta notícia

Relacionados