Empresa com 50 trabalhadores encerra se A28 começar a ser paga - TVI

Empresa com 50 trabalhadores encerra se A28 começar a ser paga

Portagens nas auto-estradas

Proprietário diz que com portagens pagaria cerca de 30 mil euros por mês

O proprietário de uma empresa de Ponte de Lima ligada ao comércio e distribuição de carne, com 50 trabalhadores, garantiu este sábado que fechará portas se forem implementadas portagens na A-28, entre Viana do Castelo e o Porto, noticia a Lusa.

«Já fiz as contas e concluí que a minha empresa pagaria cerca de 30 mil euros por mês em portagens. E isso seria pura e simplesmente a nossa sentença de morte», disse à Lusa Alcides Silva, dono da Carsiva, um entreposto comercial de carnes, que existe desde 1994.

«Em média, tenho por dia 25 viaturas a circular na A-28, em direcção ao Porto e a concelhos limítrofes. A única alternativa que existe é a EN-13, mas essa estrada acaba por não ser alternativa nenhuma, porque só para uma viagem de ida-e-volta seria preciso quase meio-dia», acrescentou.

Por isso, Alcides Silva fez deslocar para a manifestação deste sábado contra as portagens na SCUT (auto-estrada sem custo para o utilizador) do Litoral Norte 15 camiões e 17 viaturas ligeiras, além de 25 trabalhadores da empresa.

No total, partiram de Viana do Castelo cerca de uma centena de viaturas, entre reboques, camiões, ligeiros e motos, que no Porto se juntarão aos utentes das duas outras SCUT onde o Governo pretende introduzir portagens.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura (PS), marcou presença no local da partida, num gesto de «solidariedade e de apoio» para com esta luta.

«Esta estrada foi construída para não ter portagens», lembrou o autarca.

Moura disse ainda que «se o país está com dificuldades, todos devem pagar portagens, nomeadamente os que têm maior poder de compra, como é o caso do Algarve».

Reiterou ainda a intenção de, caso venham mesmo a ser implementadas portagens na A-28, portajar também a passagem de camiões pelo centro da cidade de Viana do Castelo.

Na manifestação marcaram também presença os presidentes da Distrital e da Concelhia de Viana do Castelo do PSD e o deputado do CDS-PP Abel Baptista, eleito pelo distrito.

HB
Continue a ler esta notícia