Doenças respiratórias atingem 40 por cento - TVI

Doenças respiratórias atingem 40 por cento

Alergias (arquivo)

Queixas de alergias afectam já um quarto da população portuguesa

Relacionados
Mais de 40 por cento dos portugueses tem sintomas significativos de doenças respiratórias, com as queixas de alergia a afectarem cerca de um quarto da população, concluiu o rastreio organizado pelo Observatório Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias, noticia a Lusa.

Os resultados do rastreio, efectuado durante Abril - Mês Oficial do Pulmão - em Lisboa, Vila Nova de Gaia e Coimbra são hoje apresentados e incidiram sobre uma amostra de quase duas mil pessoas.

O presidente do Observatório, Artur Teles de Araújo, disse que é preciso fazer-se um «grande inquérito nacional» às doenças respiratórias, afirmando que «muitas vezes, estão subdiagnosticadas e sub-valorizadas».

De um conjunto de 1899 pessoas inquiridas com uma idade média de 47 anos - 43 por cento homens, 57 por cento mulheres -, a rinite alérgica foi a doença mais detectada, em 26 por cento dos inquiridos.

Catorze por cento afirmou sofrer de asma, e desta parcela, metade sofria também de rinite alérgica.

Mesmo sem doença definida, mais de metade dos inquiridos (23 por cento de fumadores, 19 por cento ex-fumadores e 58 por cento não-fumadores) manifestou queixas respiratórias, como tosse crónica, pieira e falta de ar.

Os estudos realizados com os sujeitos do rastreio revelaram ainda que 9,4 por cento tinham sintomas de Doença Pulmonar Obstrutiva.

Dezasseis por cento dos inquiridos já tinham tido pneumonia e destes, apenas quatro por cento se tinha vacinado. Do total da amostra, apenas 27 por cento tomou a vacina da gripe.
Continue a ler esta notícia

Relacionados