Duarte Lima detido pela PJ esta manhã - TVI

Duarte Lima detido pela PJ esta manhã

Em causa está o processo BPN. Filho do advogado também foi preso

Relacionados
ACTUALIZADO ÀS 11:20

Duarte Lima foi detido esta manhã com o filho, Pedro Lima, pela Polícia Judiciária no âmbito de uma investigação ao Banco Português de Negócios (BPN), confirmou a TVI. Terão sido constituídos arguidos por crimes de burla, branqueamento de capitais e fraude fiscal.

A detenção foi, entretanto, confirmada pelo Procurador-Geral da República, em declarações exclusivas à TVI

O advogado vai ser ouvido ainda hoje no Tribunal Central de Investigação Criminal pelo juiz Carlos Alexandre. O magistrado entrou no prédio onde mora Duarte Lima esta manhã, às 09:50, para coordenar as buscas que estão a decorrer.

No Algarve a PJ também está a efectuar buscas numa residênciado antigo deputado do PSD, mais propriamente na Quinta do Lago.

A detenção está relacionada com uma compra de terrenos na zona de Oeiras que estariam destinados à construção de instalações do Instituto Português de Oncologia (IPO) e nada tem a ver com a morte de Rosalina Ribeiro no Brasil.

Bens penhorados

No passado dia 9 deste mês, soube-se que o BPN tinha avançado com uma acção de penhora dos bens do advogado e, caso este não pagasse 5,8 milhões de euros que devia ao banco, iria avançar também uma queixa-crime.

Durante a gestão de Oliveira e Costa no BPN, Duarte Lima tinha uma conta corrente para comprar obras de arte. No total, entre 2001 e 2005, o Banco Português de Negócios emprestou 6,8 milhões de euros ao ex-deputado, que em 2007 amortizou um milhão de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados