Fenprof convoca ação nacional de luta para dia 17 de abril - TVI

Fenprof convoca ação nacional de luta para dia 17 de abril

Mário Nogueira

Federação Nacional dos Profesores revelou ainda que vai ser entregue na Assembleia da República, no próximo dia 23, uma petição contra a municipalização

A Federação Nacional dos Profesores (Fenprof) anunciou esta sexta-feira que vai convocar uma ação nacional de luta para o próximo dia 17 de abril junto ao Centro Cultural de Belém para "exigir diálogo e soluções para os professores".

A Fenprof queixa-se da falta de resposta aos "processos negociais" por parte do Ministério da Educação, o qual acusa de ter uma "insignificância dentro do próprio Governo" e lamentou não haver "vontade política" para negociar.

Em conferência de imprensa, Mário Nogueira diz que todas as regras de segurança serão cumpridas, mas que o objetivo é que haja uma "iniciativa muito representativa das escolas todas".

Os horários, o rejuvenescimento do corpo docente, a pré-reforma e aposentação dos professores, o regime de concursos, matéria de segurança e saúde no trabalho relacionada com ensino presencial ou a progressão ao 5.º e 7.º escalões da carreira são alguns dos assuntos que a Fenprof pretende ver resolvidos.

O secretário-geral da Fenprof revelou ainda que vai entregar na Assembleia da República, no próximo dia 23, uma petição contra a municipalização.

As despesas associadas ao teletrabalho, nomeadamente com a aquisição de equipamentos por parte dos docentes, é outra das preocupações da Fenprof, que vai “continuar a diligenciar e agir” nesse sentido.

 

Continue a ler esta notícia