Bairros sem «risco iminente» de violência - TVI

Bairros sem «risco iminente» de violência

Violencia voltou esta madrugada ao Bairro da Bela Vista em Setubal

Director nacional da PSP diz que situação está mais calma e que polícias podem desmobilizar a qualquer momento

Relacionados
O director nacional da PSP, o subintendente Oliveira Pereira, declarou esta segunda-feira ao tvi24.pt que a análise de risco efectuada pela PSP aos confrontos dos últimos dias no bairro da Bela Vista revelou que não houve «risco iminente» da violência se alastrar a outros bairros problemáticos da zona de Lisboa.

«Foram recolhidas informações e conclui-se que não houve risco iminente de violência», declarou o director nacional, que considerou que depois da última madrugada a situação começou a «esvaziar-se e a tranquilidade e a paz no bairro e na cidade vai ser uma realidade a curto prazo».

Oliveira Pereira considerou ainda que os elementos que forma detidos não podem ser entendidos como «líderes» dos movimentos, uma vez que não se trata de uma «organização criminal estruturada, mas é uma realidade que há ali interligações muito grandes. Eram indivíduos que cometiam actos com carácter repetitivo e por isso mesmo a criminalidade, vai baixar».

O responsável adiantou ainda que não «acredita» que haja perigo de contágio para outros bairros, uma vez que a «motivação de uns, não é a motivação de outros».

«Amanhã pode já lá não estar nenhum agente»

O director nacional explicou ainda que a PSP é flexível e que a qualquer momento o forte dispositivo pode desmobilizar e «amanhã pode já não estar nenhum agente no bairro da Bela Vista.

Sobre o aumento de penas para os menores de 16 anos, o subintendente não quis expressar a sua opinião, adiantando apenas que se a legislação em vigor for cumprida não há necessidade de alteração, ressalvando, no entanto, que é necessário mais estudos sobre o tema.
Continue a ler esta notícia

Relacionados