Câmara do Porto aceita gestão de escolas mas só em 2009 - TVI

Câmara do Porto aceita gestão de escolas mas só em 2009

Rui Rio, presidente da Câmara do Porto

Rui Rio anunciou que a autarquia só deverá assinar para o ano protocolo de transferência de competências das escolas para o município

Relacionados
O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, afirmou esta segunda-feira que a autarquia apenas deverá assinar em 2009 o protocolo que visa a transferência de competências das escolas para o município, noticia a agência Lusa.

A Câmara «está a concluir um levantamento das escolas de ensino básico que ainda não estão sob a sua tutela», para avaliar o edificado e os recursos humanos que estão em causa, para que possa ser assinado o protocolo com o governo em 2009, disse o autarca.

Menezes aceita gestão de escolas secundárias

Para Rui Rio «até ao final do ano é difícil assinar o protocolo, porque são muitas escolas e temos que avaliar o estado do edificado».

O autarca acompanhou o primeiro-ministro, esta manhã, na inauguração das escolas Rodrigues de Freitas e Artística de Soares dos Reis, requalificadas no âmbito do programa governamental de modernização do parque escolar.

Segundo frisou, a autarquia não pretende ficar com escolas que não permitam cumprir o objectivo nobre do governo.

Sócrates diz que aposta na educação «transcende o Governo»

Após a conclusão desse levantamento, acrescentou Rui Rio, «estamos em condições de, em plena concordância, assumir essa responsabilidade».

O autarca congratulou-se com a inauguração da escola Rodrigues de Freitas, um estabelecimento de ensino emblemático para a cidade. «Ao inaugurar o antigo liceu D. Manuel II (Rodrigues de Freitas) estamos a fazer aquilo que devemos fazer». Rio sustentou que «a educação é uma área que é determinante para o futuro de Portugal».
Continue a ler esta notícia

Relacionados