Onze estrangeiros tentaram falsificar testes de conhecimento de Português - TVI

Onze estrangeiros tentaram falsificar testes de conhecimento de Português

SEF (arquivo)

SEF deteve dez pessoas

Relacionados
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras detectou 11 situações de fraude e deteve 10 pessoas por uso de documento alheio e falsificação, durante uma operação de fiscalização destinada a aferir as condições de candidatos à naturalização.

A operação que o SEF anunciou este domingo incidiu na fiscalização relacionada com testes de aferição de conhecimentos da língua portuguesa efectuados por estrangeiros candidatos à aquisição da nacionalidade portuguesa.

A acção do SEF realizou-se em todo o país para detectar eventuais fraudes cometidas nos testes de aferição de conhecimentos da língua, tendo sido alvo de controlo 26 estabelecimentos de ensino, dos quais 22 situados no continente, dois nos Açores e outros dois na Madeira.

O SEF afirma, em comunicado citado pela Lusa, que foram identificados 1156 cidadãos estrangeiros com vista a aferir se eram os legítimos candidatos à nacionalidade. No total, foram detectadas 11 situações de fraude, tendo sido detidas 10 pessoas.

«Face às violações criminais directamente constatadas, uso de documento alheio e falsificação de documento, os detidos foram constituídos arguidos e notificados para comparência em tribunal» na segunda-feira, lê-se no documento.

O SEF tem acompanhado, em articulação com o Ministério da Educação, estes testes necessários à aquisição da nacionalidade portuguesa por naturalização, que se realizam trimestralmente.

Operações idênticas realizaram-se em Setembro e Dezembro do ano passado e em Março deste ano, tendo sido detidas, respectivamente, 67, 14 e seis pessoas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados