Registo criminal por via electrónica - TVI

Registo criminal por via electrónica

  • Portugal Diário
  • 28 fev 2007, 16:30

Autorização de residência e de nacionalidade também em digital

Relacionados
A obtenção do registo criminal por via electrónica vai ser possível a partir de Abril, no âmbito do programa de simplificação da Administração Pública Simplex, disse esta quarta-feira à agência Lusa fonte do Ministério da Justiça.

O secretário de Estado adjunto e da Justiça, José Conde Rodrigues, está reunido esta tarde com entidades e organismos públicos envolvidos no processo, com o objectivo de, nomeadamente, anunciar a data para início da obtenção do registo criminal por via electrónica.

«As entidades públicas ficam responsáveis por obter directamente o certificado do registo criminal junto dos serviços após a autorização do interessado, que deixa de se dirigir ao serviço emissor», segundo a fonte do Ministério da Justiça.

«No total serão mais de 600 mil certificados que passam a circular de forma segura e digital para situações como a emissão de carta de caçador, aquisição de nacionalidade portuguesa, mediação imobiliária, autorizações de residência e alvarás, entre outras», de acordo com a mesma fonte.

Na reunião com Conde Rodrigues estão representantes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Polícia de Segurança Pública, Direcção-Geral da Administração da Justiça, Instituto dos Mercados de Obras Particulares e do Imobiliário, Estado-Maior da Armada, Estado-Maior do Exército, Estado-Maior da Força Aérea, Instituto da Segurança Social, Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento, Instituto Nacional de Emergência Médica e Instituto Nacional da Aviação Civil.

Estão também representadas as Direcções-Gerais dos Transportes Terrestres, dos Recursos Florestais, dos Registos e Notariado, de Viação e dos Impostos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados