Professores incapacitados «abandonado» - TVI

Professores incapacitados «abandonado»

  • Portugal Diário
  • 21 jan 2008, 19:43

Acusação foi lançada pelo Sindicato dos Professores da Região Centro

Relacionados
O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC)acusou a Direcção Regional do Centro e o Ministério da Educação de «abandonar à sua sorte» os professores incapacitados, obrigando-os a concorrer a serviços sem saberem onde há vagas, noticia a agência Lusa.

Os docentes incapacitados por patologias que não constem da lista de «doenças incapacitantes são confrontados com a necessidade de preencher os impressos na página electrónica da DREC, onde devem referir os serviços ou organismos públicos para que querem concorrer, sem que haja qualquer listagem ou informação sobre a disponibilidade para os receber», denuncia o sindicato.

Em comunicado, a estrutura sindical adianta que a Direcção Regional do Centro (DREC) «está a remeter para as escolas a decisão de Junta Médica sobre a situação destes docentes, referindo, para cada caso, se possuem doença considerada incapacitante ou não».

O sindicato considera inadmissível que «a DREC não assuma que o futuro profissional destes docentes passa pela qualidade do apoio que os seus serviços administrativos prestem, bem como pela adopção de algumas medidas de carácter político que resolveriam a situação, como as que possibilitem a colocação destes professores numa outra escola, perto de casa ou do serviço de saúde (hospital ou clínica) onde estão a ser tratados».

Esta estrutura sindical lamenta ainda que a DREC não informe os professores em causa que devem obter esses dados no Portal do Cidadão ou recorrer às listas dos CTT, considerando que a atitude «revela uma insensibilidade social e humana inadmissível».
Continue a ler esta notícia

Relacionados