PGR pronuncia-se sobre caso Freeport - TVI

PGR pronuncia-se sobre caso Freeport

Freeport

Pinto Monteiro vai emitir terça-feira uma nota à comunicação social

Relacionados
O procurador-geral da República (PGR), Pinto Monteiro, vai emitir terça-feira uma nota à comunicação social sobre o «caso Freeport», revelou esta segunda-feira o gabinete de imprensa da Procuradoria.

É a primeira vez que Pinto Monteiro se vai pronunciar publicamente sobre o caso depois de, sexta-feira, a TVI ter exibido um DVDcom uma gravação de uma conversa entre um administrador do Freeport, o empresário Charles Smith (arguido no processo) e o seu ex-funcionário João Cabral.

Veja o vídeo
Na gravação, o britânico Charles Smith diz que o primeiro-ministro português, José Sócrates, «é corrupto« e que terá recebido, por intermédio de um primo, dinheiro para dar «luz verde» ao projecto do outlet de Alcochete.

A notícia deu origem, uma hora depois, a um
comunicado do primeiro-ministro, anunciando que vai agir judicialmente por «difamação» contra quem envolveu o seu nome a propósito do «caso Freeport».

Charles Smith confirmou aos investigadores ingleses que o na sexta-feira, em que acusa José Sócrates de ser «corrupto», é autêntico. Interrogado por dois solicitadores ingleses, em Londres, depois de ter visionado integralmente o DVD, a 24 de Março de 2007, Smith não negou ter tido a conversa em causa um ano antes com Alan Perkins, administrador da Freeport

Contudo, depois de a TVI ter dado a conhecer o DVD, o escocês emitiu uma nota este sábado negando ter acusado o actual primeiro-ministro de ser «corrupto».
Continue a ler esta notícia

Relacionados