O seu sistema de extracção de fumo é eficaz? - TVI

O seu sistema de extracção de fumo é eficaz?

  • Portugal Diário
  • 11 jan 2008, 20:32

Tabaco: certificação dos extractores será feita por técnicos que os montam

Relacionados
A Direcção-Geral de Saúde (DGS) esclareceu esta sexta-feira que a certificação dos dispositivos de extracção e ventilação com os requisitos impostos pela nova Lei do Tabaco é da competência das empresas que os projectam e montam, noticia a agência Lusa.

«A certificação da conformidade dos dispositivos de ventilação e de extracção de ar com os requisitos impostos pela nova Lei do Tabaco, já instalados ou a instalar, é da competência dos técnicos e das empresas que projectam, montam e asseguram a manutenção desses dispositivos e deve estar reflectida em termo de responsabilidades», refere uma nota da DGS hoje divulgada.

De acordo com a DGS, o termo de responsabilidade «deve ser assinado por técnico qualificado, designadamente engenheiro ou engenheiro técnico, com qualificação específica para o efeito, reconhecido pela Ordem dos Engenheiros ou pela Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos, nos termos definidos pelo Regulamento dos Sistemas Energéticos e de Climatização dos Edifícios (RSECE)».

Na quarta-feira, a DGS anunciou que vai solicitar à ASAE que inicie, «prioritariamente», inspecções nos estabelecimentos de restauração e bebidas que tenham afixado o dístico azul de «fumadores».

Esta medida prende-se com o facto de diversos estabelecimentos com menos de 100 metros quadrados, que no dia 1 de Janeiro optaram por estabelecer a proibição de fumar, afixando o dístico vermelho, alteraram posteriormente aquela opção, sem, no entanto, «observarem as condições exigidas por Lei para tal», diz a DGS.

A DGS lembra ainda que os equipamentos de ventilação e extracção de ar para o exterior só estarão legais «se forem autónomos em relação ao sistema geral» e «se garantirem a qualidade do ar interior», de forma a protegerem dos efeitos do fumo os trabalhadores e os clientes não fumadores.
Continue a ler esta notícia

Relacionados