Três detidos e 1,27 milhões de doses de cocaína apreendidas - TVI

Três detidos e 1,27 milhões de doses de cocaína apreendidas

Droga apreendida na Madeira (Direitos reservados)

Homens pertenciam a uma rede que levava droga da América do Sul para Espanha, via Portugal

Relacionados
A PJ anunciou esta sexta-feira a apreensão de cocaína suficiente para 1,27 milhões de doses individuais, numa operação em que deteve três alegados membros de uma rede que levava a droga da América do Sul para Espanha, via Portugal.

«A cocaína apreendida vinha dissimulada num contentor proveniente do Panamá, contendo como carga alfandegária declarada mobiliário para jardim. O contentor onde se encontrava a carga tinha como destino declarado o porto de Leixões», explicou o director da Polícia Judiciária (PJ) do Porto, Baptista-Romão, em conferência de imprensa.

A cocaína, apreendida no âmbito da operação «Sempre à Coca», estava em 330 embalagens, com o peso bruto total aproximado de 127 quilos.

Para além da droga, a PJ apreendeu aos detidos duas armas de fogo transformadas, de calibre 4.5 milímetros, uma embalagem de munições, dois automóveis e 3.500 euros.

Os detidos - explicou o director da PJ/Porto - são um português e dois sul-americanos, com idades entre 23 e 36 anos, «os quais integravam, presumivelmente, o topo da hierarquia na organização criminosa transcontinental ora desmantelada».

O português foi já sujeito a primeiro interrogatório judicial, ficando a aguardar o desenvolvimento do processo em prisão preventiva. Os estrangeiros ainda não conhecem medida de coacção.

De acordo com o coordenador da PJ/Porto Fernando Xavier, a organização criminosa agora desmantelada operava desde 2006. «É seguro que a totalidade da cocaína agora apreendida se destinava ao mercado espanhol. Portugal seria um posto de trânsito no meio disto tudo», acrescentou Fernando Xavier.
Continue a ler esta notícia

Relacionados