Alcobaça dá apoio aos peregrinos de Fátima - TVI

Alcobaça dá apoio aos peregrinos de Fátima

Celebração do 13 de Maio em Fátima

Dispositivo vai permitir aos peregrinos receber tratamento, pernoitar, comer e tomar duche

Relacionados
A cidade de Alcobaça vai ter um dispositivo de apoio aos peregrinos que entre 8 e 12 de Maio se desloquem a pé para o Santuário de Fátima, disse à Lusa a vereadora com o pelouro da acção social, Mónica Batista.

De acordo com a responsável, o dispositivo fica concentrado nas antigas instalações dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, local onde os peregrinos vão, gratuitamente, poder receber tratamento, pernoitar, tomar duche e fazer um lanche.

«Neste local, além de um profissional de saúde em permanência, um enfermeiro, vão estar bombeiros para a eventualidade de ser necessário o transporte de algum peregrino para o centro de saúde ou para o hospital da cidade», referiu Mónica Baptista.

A responsável declarou que com esta iniciativa a organização propõe-se «reduzir a elevada afluência» ao serviço de urgências do hospital local, que habitualmente se regista por ocasião das grandes peregrinações ao Santuário de Fátima devido ao número de fiéis que se desloca a pé e necessita de tratamento.

Acreditando que «largas centenas» de pessoas irão passar pelo antigo espaço da corporação onde «dezenas de voluntários vão prestar apoio», a vereadora pede aos grupos que estejam a preparar a visita ao santuário e que pretendam usar o espaço naquele período que o comuniquem previamente ao município, aos bombeiros ou aos escuteiros, por uma questão de logística.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, Mário Serol, acrescentou que «já é hábito as pessoas ao longo destes anos recorrerem aos bombeiros para descansar» quando se dirigem a Fátima em peregrinação.

«Desta vez, porque vem o Papa, achamos que passará mais gente e, por isso, trata-se de um dispositivo mais alargado e com mais apoio», esclareceu Mário Serol.
Continue a ler esta notícia

Relacionados