Faro: aeroporto encerrado por razões de segurança - TVI

Faro: aeroporto encerrado por razões de segurança

Previstos ventos de cerca de 100 km/hora

Relacionados
O terminal do aeroporto de Faro foi encerrado ao público por motivos de segurança. O processamento dos passageiros está a ser realizado numa estrutura provisória, montada no parque de estacionamento P6.

Um agravamento das condições meteorológicas, com ventos a mais de cem km/hora, está na origem deste encerramento. E devido a esta situação as partidas e chegadas vão estar sujeitas a atrasos.



Após o acolhimento, os passageiros são encaminhados de autocarro para «cais de embarque» do aeroporto. Só depois realizam todo o processo de embarque, o controlo de segurança e fronteira.

Em causa está a parte da estrutura do aeroporto que ficou danificada na madrugada de segunda-feira e que está ainda a ser reparada, disse fonte da empresa.

Em comunicado citado pela agência Lusa, a ANA avança que o fecho foi decidido na sequência da avaliação das condições de segurança do aeroporto «face às previsões meteorológicas para hoje nesta cidade, que preveem rajadas de vento na ordem dos 65 a 100 quilómetros/hora», mas informa que os voos previstos irão realizar-se.

A evacuação do terminal foi feita desde as 11:30 até às 13:30, «altura em que se regista um decréscimo de tráfego».

Prevê-se «o dobro do tempo no processamento dos passageiros» e atrasos tanto nas partidas como nas chegadas, afirma a ANA, que lamenta o incómodo causado.

O processamento, check-in e controlo de segurança e fronteira vai ser feito em salas designadas para o efeito.

O aeroporto tem previstos para esta quarta-feira 122 movimentos e até às 11:00 já se realizaram 28 partidas, informa a ANA, precisando que hoje serão processados 12 movimentos por hora, seis partidas e seis chegadas.

Uma parte significativa da cobertura da aerogare, a zona dos rent-a-car e a torre de controlo do aeroporto de Faro ficaram destruídas ou severamente danificadas na sequência do mau tempo registado na segunda-feira de madrugada.

Obras já arrancaram

Entretanto, as obras de reparação do aeroporto de Faro começaram às 08:00 e têm por primeiro objetivo a implementação de medidas de segurança para os passageiros e funcionários, disse à Lusa o diretor da infraestrutura, António Correia Mendes.

«Ontem [terça-feira] ao longo do dia já se fizeram algumas reparações, mas o grosso das obras começou hoje às 08:00 da manhã», afirmou Correia Mendes à Lusa, tendo apontado como segundo grande objetivo a realização em segurança de todas as partidas e chegadas programadas.

O director do aeroporto de Faro afirmou que as obras se estão a efectuar «um pouco por todo o edifício», sendo prioritários os trabalhos de demolição do teto da zona de chegadas, no extremo norte/nascente do edifício, a área mais afetada pelo fenómeno meteorológico.

Devido a essas obras, no final da próxima semana deverão estar criadas as condições para que as chegadas se façam sem recurso a autocarros, disse, acrescentando que o conjunto das obras de reparação previstas deverão durar entre três e quatro meses.
Continue a ler esta notícia

Relacionados