Manifestação organizada pelo PSD reclama acesso ao IC6 - TVI

Manifestação organizada pelo PSD reclama acesso ao IC6

Ligação inacabada desde a altura em que Durão Barroso foi primeiro-ministro

Relacionados
Cidadãos de Oliveira do Hospital, numa iniciativa organizada pelo PSD, manifestaram-se este sábado a exigir do Governo a ligação ao município do IC6, via que ficou inacabada desde a altura em que Durão Barroso foi primeiro-ministro.

Segundo António Duarte Gomes, presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Oliveira do Hospital, são apenas cerca de cinco quilómetros que falta fazer na ligação daquela via desde o município de Tábua, onde a obra foi interrompida.

«Nem que tenhamos de afrontar o nosso partido», referiu à agência Lusa o dirigente, que responsabiliza pela situação os governantes do PSD e os do PS, bem como a «inoperância dos autarcas» de Oliveira do Hospital.

António Duarte Gomes sublinha que a falta dessa acessibilidade tem vindo a penalizar os investimentos, nomeadamente do comércio e indústria, e tem prejudicado as atividades económicas do concelho, que são particularmente ativas nos setores dos têxteis e das madeiras.

Depois do «pontapé de saída» de hoje, a intenção é constituir uma associação de utentes que envolva cidadãos locais, empresários, como o Belmiro de Azevedo, detentor de uma empresa de madeiras no concelho, e personalidades de projeção nacional, como o comentador televisivo Marcelo Rebelo de Sousa.

«Faltarão cinco quilómetros. Não é o bastante para não se concretizar. O país não está numa situação muito favorável, mas no resto do país também se vão fazendo investimentos», sublinhou.

António Duarte Gomes entende que o IC6 terá de ter continuidade até à Covilhã, mas diz compreender que essa parte do trajeto tenha de esperar, por causa dos investimentos que envolve.

«Sendo esta uma promessa antiga no concelho, que sucessivos governos têm vindo infelizmente a adiar, entendemos que o momento justifica uma tomada de posição firme da nossa parte», lê-se num comunicado da Comissão Política Concelhia do PSD, ao justificar a opção pela «Marcha pelo IC6».

António Duarte Gomes adiantou à agência Lusa que a associação de utentes será constituída em breve, para dar continuidade às ações reivindicativas e representar os cidadão junto do secretário de Estado das Obras Públicas, que já manifestou disponibilidade para os receber.

A «Marcha pelo IC6» concretizou-se num cortejo automóvel entre Oliveira do Hospital e o sítio «onde tudo acaba», com passagens por Catraia de S. Paio, Vendas de Galizes e Venda da Esperança.

No local onde a construção do IC6 foi interrompida os participantes terminaram a manifestação com uma sardinhada.
Continue a ler esta notícia

Relacionados