Tunísia: portugueses acusam Governo de mentir - TVI

Tunísia: portugueses acusam Governo de mentir

MNE reconhece que hove «problemas». Diplomatas lusos estão no aeroporto de Tunes. Um voo previsto para segunda-feira

Relacionados
Artigo actualizado às 16h09

O ministro dos Negócios Estrangeiros reconheceu este domingo que houve «um ou outro problema» na comunicação com a embaixada portuguesa em Tunes, mas sublinhou que o pessoal diplomático «tem estado a fazer o seu trabalho no limite dos seus próprios recursos».

Recorde-se que, inicialmente, o Governo português ganrantiu que mantinha os portugueses na Tunísia «regularmente informados» do evoluir da situação no país e das «recomendações de segurança coordenadas com as outras embaixadas da União Europeia» (UE). A informação foi avançada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), em comunicado, este domingo de manhã.

No entanto, muitos portugueses no território garantiram o contrário. Há cidadãos lusos que ainda «não foram contactados pelos autoridades».

Já este domingo à tarde, Luís Amado afirmou aos jornalistas que, de facto, «houve alguma situação que correu menos bem no contacto com a embaixada na Tunísia. É natural que tenha havido um ou outro problema, mas no essencial a embaixada tem estado a fazer o seu trabalho no limite dos seus próprios recursos».

O MNE está em Doha, capital do Qatar, com o primeiro-ministro para uma visita oficial.

«O que se passou foi que nem todos os membros da comunidade portuguesa estavam registados na embaixada. Por isso, é natural que um grupo que se deslocou até ao aeroporto tenha tido problemas», disse ainda Luís Amado, referindo-se à situação na Tunísia.

Diplomatas no aeroporto

O secretário de Estado das comunidades disse, entretanto, que já estão no aeroporto de Tunes diplomatas nacionais disponíveis para contactar e apoiar os portugueses.

António Braga afirmou, mesmo, à Lusa que está prevista a realização de um voo directo entre Tunes e Lisboa na segunda-feira para trazer os portugueses retidos na Tunísia.

«Neste momento pode dizer-se que nenhum português foi molestado», disse ainda. Todos os portugueses estão a ser contactados por pessoal diplomático, «também no aeroporto», e a situação está «lentamente a regressar a uma certa normalidade» no que diz respeito ao fluxo de passageiros.

Recorde-se que o Presidente da República, Cavaco Silva, disse, este sábado, que tem estado a acompanhar a situação na Tunísia e que tem informações de que existem condições para o «repatriamento muito rápido dos turistas portugueses».

«Mentira», dizem portugueses

Um português residente na Tunísia e inscrito no consulado garantiu este domingo que nunca foi contactado pela embaixada portuguesa em Tunes e acusa o Governo de estar a mentir e a enganar a opinião pública.

«Nunca fui contactado. Não foi efectuado nenhum contacto telefónico pela embaixada, pelo menos, ao grupo de portugueses com quem tenho estado nestes últimos dias. Ninguém foi contactado e estamos todos inscritos (no consulado) com números de telefones portáteis, e-mails, tudo», disse Nuno Durães.

Em declarações à Lusa, o português a trabalhar na Tunísia desde 2003 lamenta que «se continue a insistir numa mentira».

«Até agora os serviços consulares e a embaixada não têm feito nada por nós. Ainda ontem [sábado] ouvimos uma entrevista do Presidente da República a dizer que todos os portugueses foram contactados e que ninguém mostrou vontade de sair da Tunísia e é uma total mentira», sublinhou.

Sábado, tomou posse o novo Presidente interino, mas o caos permanece nas ruas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados