Novis faz mudanças de rede para ter «empresas mais inteligentes» - TVI

Novis faz mudanças de rede para ter «empresas mais inteligentes»

  • Rui Pedro Vieira
  • 9 jul 2007, 16:09
Logo Novis

A Novis entrou na sua «terceira fase da evolução de infra-estrutura de rede» que passa pelo objectivo de ter «empresas mais inteligentes».

Relacionados
Segundo o administrador da Sonaecom, Pedro Carlos, a recente implementação do sistema IP Multimedia System (IMS), apresentada esta segunda-feira aos jornalistas, representa «uma aposta estrutural porque nos permite responder ao desafio da inovação e cumprirmos a promessa de termos empresas mais inteligentes.

De acordo com o administrador, a primeira fase da Novis corresponde ao período compreendido entre 2000 e 2004, em que a operadora apostou na instalação de 20 mil quilómetros de fibra óptica. Seguiu-se, entre 2004 e 2006, uma nova estratégia, a segunda «na evolução de rede da empresa», que passou pela desagregação de 150 centrais e a instalação de ADSL 2+.

Já o serviço IMS, até agora inédito no país e que permite uma nova arquitectura de rede e diversos serviços de convergência fixo-móvel-Wi-Fi, é o passo para a já referida terceira fase da acção da Novis e que se inicia este ano, sendo definida pela empresa como a fase de «mais inteligência sobre a rede».

De acordo com o administrador da Sonaecom, os investimentos da primeira fase rondaram os 200 milhões de euros, enquanto o da segunda se aproximou dos 100 milhões. A instalação do IMS, contudo, permitiu à Novis um «investimento modelar de poucos milhões de euros».

«Não basta crescer de forma não orgânica, também é preciso ter em conta a plataforma tecnológica com a criação de serviços que satisfaçam aos clientes», disse Pedro Carlos, em conferência de imprensa, acrescentando que o IMS permite «que todos os serviços sejam controlados de forma integrada».
Continue a ler esta notícia

Relacionados