NASA lança foguetão Antares para a Estação Espacial Internacional - TVI

NASA lança foguetão Antares para a Estação Espacial Internacional

NASA cria conta no Instagram (Reprodução/Instagram)

É o primeiro voo não tripulado

A Orbital Sciences Corporation (OSC) lançou hoje o primeiro voo não tripulado, numa missão para a Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA), que avançou com um programa de parcerias nas missões espaciais.

A empresa Orbital Sciences tem um contrato de cerca de dois mil milhões de dólares com a NASA para a execução de oito ligações de transporte de mercadorias para a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) a partir de 2016.

A cápsula Cygnus, acoplada a um foguetão Antares, foi projetada hoje às 10:58 (14:58 em Lisboa) das instalações da NASA no Estado da Virginia e vai ser dirigida para a ISS, prevendo-se que atinja o objetivo no domingo.

A primeira fase da operação prolongou-se durante pouco mais de quatro minutos, verificando-se na altura a separação da cápsula, que acionou depois os motores, sem problemas, até atingir a órbita terrestre, marcando o êxito do lançamento.

A cápsula Cygnus, que pesa 725 quilos, transporta mantimentos, roupa e materiais destinados à tripulação da ISS, onde vai ficar estacionada durante um mês.