Google acusa a Espanha de censurar a Internet - TVI

Google acusa a Espanha de censurar a Internet

Google apresenta rede social

O nosso país vizinho integra a lista de países com políticas repressivas aos conteúdos da Web

Relacionados
O motor de busca Google desprestigiou a Espanha num Congresso realizado nos Estados Unidos, esta quarta-feira, sobre democracia, segurança e liberdade de expressão na Internet, onde se analisaram as técnicas de censura dos Governos às páginas web.

Utilizando um caso isolado, a proibição de uns blogs que clamavam o boicote a produtos catalães, a vice-presidente do Google, Nicole Wong, comparou a Espanha a regimes que aplicam repressões sistemáticas na Internet, como a China ou o Irão, informa «El País».

«O Google tem sido um foco habitual dos esforços governamentais para limitar a liberdade de expressão porque a nossa tecnologia e serviços permitem às pessoas acesso a uma audiência mundial. Mais de 25 Governos bloquearam os serviços do Google nos últimos anos», declarou Wong no testemunho entregue pelo Google para inclusão nos arquivos do Congresso.

Espanha encontra-se na lista de países acusados de censura pelo Google, tratando-se da segunda ocasião que isso acontece.

«A partir de agora, qualquer congressista que vá ao arquivo do Capitólio vai encontrar a lista de países. Os congressistas podem pensar que a política da Espanha relativamente à Internet é igual à da China», afirmou o chefe de gabinete de um representante do Congresso, acrescentando que se coloca a questão «Porque está a Espanha nesta lista?».
Continue a ler esta notícia

Relacionados