Google ilibada de caso de difamação - TVI

Google ilibada de caso de difamação

Google (arquivo)

O instituto «Metropolitan International Schools» acusou o motor de busca de ser responsável por comentários difamatórios

Relacionados
A Google foi ilibada esta terça-feira de uma acusação do crime de difamação. De acordo com o «Metropolitan International Schools» o motor de busca era responsável pelos comentários difamatórios online, contra o Instituto, que apareciam associados às pesquisas na Internet.

O caso chegou a um tribunal britânico, mas o juiz considerou que a Google não tinha responsabilidades nos conteúdos de carácter difamatório, de acordo com o que noticia a agência Reuters.

O juiz, David Eady entendeu que o motor de busca indexa conteúdos sem intervenção humana. A empresa não pode ser, então, considerada uma «editora» ou uma «empresa de publicação», à luz da lei britânica e não pode ser condenada por difamação.

O conteúdo difamatório foi colocado por terceiros, durante as suas pesquisas, entendeu o magistrado perante as provas trazidas a tribunal.

Um dos porta-vozes da Google, Gabriel Stricker revelou, em comunicado, que a empresa está satisfeita com a decisão. Na opinião da empresa, este facto reforça o princípio de que os motores de busca são responsáveis pelos conteúdos publicados e que este são da responsabilidade de terceiros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados