Professor da Casa Pia absolvido - TVI

Professor da Casa Pia absolvido

  • Portugal Diário
  • 8 jun 2007, 13:16

Docente estava acusado de difamação por antigo provedor de instituição

O professor da Casa Pia, Américo Henriques, foi esta sexta-feira absolvido das acusações de difamação, interpostas pelo antigo provedor da instituição, Luís Rebelo, devido a declarações proferidas sobre o caso num programa de televisão, noticia a agência Lusa.

A leitura da sentença, decorrida no Tribunal Judicial de Almada, área de residência do queixoso, determinou que as declarações feitas em 2002 sobre os casos de abusos de menores na Casa Pia não tiveram «carácter injurioso ou ofenderam a honra» de Luís Rebelo.

O documento referia-se também ao facto de Américo Henriques ter agido no sentido de «denunciar uma situação manifestamente grave» e no interesse legítimo da defesa das crianças abusadas, não se referindo à conduta pessoal dos vários provedores enunciados, mas sim à sua conduta profissional.

No programa, que foi para o ar em Novembro de 2002, o professor responsabilizou os dirigentes da Casa Pia por nada terem feito, apesar das constantes participações que Américo Henriques fez sobre a conduta do antigo motorista Carlos Silvino.

O mestre de relojoaria, Américo Henriques, reafirmou em tribunal que «todos os dirigentes conheciam muito bem o processo de Carlos Silvino», ainda que o nome do ex-provedor Luís Rebelo não tenha sido mencionado à margem de outros nomes de chefias da instituição.

Assim, Américo Henriques foi absolvido de dois crimes de difamação movidos pelo antigo provedor Luís Rebelo, bem como do pagamento da indemnização exigida pela acusação de 100 mil euros.

No final da leitura, o mestre mostrou-se satisfeito com o desfecho do processo, revelando ser «o desfecho que estava à espera e que veio comprovar a veracidade das declarações» e destacando que esta leitura de sentença veio «fazer justiça».

Américo Henriques destacou também esperar que o processo semelhante que decorre no mesmo tribunal, movido pelo mesmo queixoso, e referente a declarações dadas ao jornal Expresso, também tenha o mesmo desfecho, bem como «as acusações de difamação interpostas a Pedro Namora no mesmo programa de televisão».

O antigo aluno da Casa Pia, Pedro Namora, que foi testemunha de defesa no caso que ficou resolvido hoje, também esteve presente na leitura da sentença e reconheceu estar «muito agradecido» ao professor Américo Henriques por ter «agido correctamente e ao abrigo do seu dever».

O processo de difamação movido por Luís Rebelo a Pedro Namora ainda decorre, sendo que a próxima sessão se realiza no dia 20 de Junho no Tribunal de Almada.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos