Um funcionário da plataforma de exploração de petróleo que explodiu no Golfo do México contou à BBC que, semanas antes do desastre, identificou uma fuga no equipamento de segurança.
Tyrone Benton referiu que os responsáveis decidiram desligar o aparelho de segurança, em vez de fazer a reparação.
A BP afirmou que a proprietária da plataforma, a Transocean, é a responsável pela manutenção do equipamento. A Transocean garantiu ter testado a válvula de segurança, três dias antes da explosão.
A falha foi detectada num equipamento conhecido como Blow Out Preventer (BOP), que garante a segurança em caso de fugas. A BP foi acusada de cortar em despesas com a segurança para economizar dinheiro.
Benton referiu que a preparação do poço estava atrasada, em Abril, existindo pressões para a rápida conclusão do trabalho.
«Estavam a ser realizadas muitas tarefas ao mesmo tempo. As coisas deviam ter sido feitas mais devagar, uma de cada vez, para termos a certeza de que tudo tinha sido feito da melhor maneira», afirmou.
Maré negra: funcionário avisou BP de defeito na plataforma
- Redação
- VG
- 21 jun 2010, 11:14
No entanto, a empresa não fez a reparação
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