Governo retira 32 praias da lista oficial - TVI

Governo retira 32 praias da lista oficial

Praia (arquivo)

Falta de vigilância foi um dos critérios utilizados

Relacionados
A lista oficial das zonas balneares onde se pode tomar banho foi publicada esta terça-feira em Diário da Republica, tendo o governo designado 324 praias, menos 32 do que no ano passado, noticia a Lusa.

Esta redução está relacionada com «o maior rigor» em termos de segurança balnear, segundo disse à Lusa fonte do ministério do Ambiente.

Os critérios para a inclusão de uma praia na lista oficial são sempre a vigilância e a qualidade das águas, mas este ano o governo decidiu ser «mais rigoroso» com aquele primeiro requisito.

«Este ano considerámos a segurança como um critério de eliminação. Algumas praias com boa qualidade acabaram por ser excluídas por não terem vigilância», adiantou aquela fonte.

O problema, adiantou a mesma fonte, é que os banhistas ignoram os avisos colocados nas praias, incluindo até quando a qualidade da água é má e a praia está interdita.

Comparando com 2007, este ano são excluídas daquela lista nove zonas balneares da região Norte, oito do Centro e 15 do Algarve.

Mas se diminuem as zonas balneares designadas, aumentam este ano para 54 as praias de banhos fluviais designadas, mais 13 do que em 2007, segundo a mesma portaria.
Continue a ler esta notícia

Relacionados