Hugo Chávez: OPEP estuda novo corte na produção de petróleo - TVI

Hugo Chávez: OPEP estuda novo corte na produção de petróleo

Hugo Chávez

Venezuela produz actualmente 2,6 milhões de barris diários

Relacionados
O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que a Venezuela e a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) estão na disposição de realizar um novo corte na sua produção a fim de conseguir «preços justos» para o barril de petróleo.

«Faremos as reduções que houver que fazer e assim eu digo ao mundo, que se houver que cortar outros dois milhões de barris de petróleo (nós) o faremos», disse durante a sua mensagem anual na Assembleia Nacional onde fez um balanço das gestões do seu Governo, escreve a Lusa.

Recorde-se que a Venezuela, quinto exportador mundial de petróleo, anunciou no passado dia 7 de Janeiro que reduziu os «volumes usuais» de crude que exporta para as refinarias norte-americanas Chalmette e Sweeney, tendo como propósito dar cumprimento ao corte na produção de crude ordenado em Dezembro pela OPEP.

«Ao corte de 189 mil barris diários, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2009, somam-se as reduções de produção de 46 mil barris diários e 129 mil barris diários implementados pela PDVSA em atenção aos acordos da OPEP, alcançados durante as reuniões de Setembro e Outubro de 2008, para uma diminuição total geral de 364 mil barris diários de crude, o que coloca a produção actual do país em 3.011 mil barris diários», explicou a empresa num comunicado.

Segundo diversos analistas petrolíferos, a Venezuela produz actualmente 2,6 milhões de barris diários de crude. Nos cálculos da OPEP, a Venezuela produz diariamente 2,4 milhões de barris de petróleo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados