VÍDEO SEGUINTE
Descrição

Azeredo Lopes: "A China é a última boia de salvação que a Rússia pode ter"

Azeredo Lopes, comentador CNN Portugal, chama a atenção para os "números alarmantes de detenções" na Rússia: cerca de cinco mil pessoas foram presas por se manifestarem contra a invasão de Moscovo a Kiev.

Referindo que a "guerra comunicacional" está a ser ganha pela Ucrânia, mais eficiente a congregar apoios internacionais, o ex-ministro da Defesa fala ainda da importância da China se disponibilizar para mediar o conflito entre Rússia e Ucrânia, dizendo que, apesar das iniciativas "louváveis" de tentativa de interferência de outros países, nomeadamente de Israel ou Turquia, só a China podera ser eventualmente bem sucedida porque é "a última boia de salvação que a Rússia pode ter". 

"A Rússia tem uma fronteira de quatro mil quilómetros com a China, absolutamente descomunal, com várias situações conflituais com reivindicações recíprocas de parcelas territoriais", recorda Azeredo Lopes. Mas a China é também "a última boia de salvação que a Rússia pode vir a ter quando "as contramedidas económicas e financeiras que temos vindo a adotar forem cada vez mais eficientes", assinala o ex-ministro.

7 mar 2022, 11:38
Últimos
Últimos