Viagens de avião podem causar psicoses - TVI

Viagens de avião podem causar psicoses

Avião da companhia GOL (Foto Lusa)

As pessoas que fazem voos de longa distância com muita frequência correm o risco de desenvolver problemas de saúde mentais, como psicoses.

Relacionados
A conclusão é de um estudo britânico, publicado na revista The Lancet, liderado por John Moores, do Instituto de Pesquisa para as Ciências do Desporto, de Liverpool.

O estudo analisou mais de 500 artigos publicados sobre aviação e saúde, descobrindo relatos de tripulantes com fraco desempenho cognitivo e com problemas de saúde mental. Entre os distúrbios detectados estavam psicoses e perdas de contacto com a realidade.

As recomendações dos autores do estudo, depois de realizado o mesmo, passam por evitar a exposição à luz solar no destino, para ajudar a ajustar o relógio biológico. Nas viagens em que os viajantes ficam menos de três dias no destino, aconselham a manter os padrões de sono e alimentação do país de origem.

O jet lag é impossível de evitar, mas os responsáveis estimam que se a viagem cruzar menos de três fusos horários, os efeitos devem ser apenas moderados. Outra das conclusões do estudo é que as viagens para o Oriente causam sintomas mais graves do que as viagens para o Ocidente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados