Mugabe quer expulsar diplomatas ocidentais - TVI

Mugabe quer expulsar diplomatas ocidentais

  • Portugal Diário
  • 16 mar 2007, 21:01

Zimbabué: presidente acusa embaixadores de financiarem a oposição

O presidente zimbabueano, Robert Mugabe, ameaçou esta sexta-feira expulsar do país diplomatas ocidentais, caso estes continuem a participar nos comícios da oposição, anunciou a rádio estatal citada pela Lusa.

«Aqueles que querem representar os seus países aqui devem comportar-se correctamente, ou então expulsamo-los do nosso país», declarou Mugabe, durante uma reunião da juventude do seu partido.

A rádio estatal disse que Mugabe irá pedir uma reunião através do Ministério dos Negócios Estrangeiros com diplomatas que não identificou pelo nome ou nacionalidade. Disse também que Mugabe acusou diplomatas ocidentais de financiarem o MDC (Movimento para a Mudança Democrática, principal partido da oposição).

«Nós expulsá-los-emos deste país. Por isso, pedi ao ministro dos Negócios Estrangeiros para os chamar à ordem e para lhes ler a lei anti-motins».

«Diremos aos embaixadores que este país não é uma parcela da Europa. O Zimbabué faz parte de África», asseverou.

Na véspera, Mugabe dissera que aqueles que o criticam pela maneira como reprime a oposição podiam «ir enforcar-se».

«Nós somos o governo e não nos deixaremos dissuadir de prosseguir a nossa tarefa por críticas totalmente infundadas», sublinhou Robert Mugabe, advertindo a oposição para não arriscar novas manifestações.

«Se eles recomeçarem, serão detidos e atacados pela polícia. Se eles querem enfrentar a polícia, a polícia tem o direito de bater», exclamou.

O presidente zimbabueano, 83 anos, dos quais 27 no poder, acusou o MDC de estar na origem da violência do fim-de-semana passado.
Continue a ler esta notícia