A dor de saber que uma filha pode deixar de ver o mundo a qualquer momento: «É assustador desde os dois dias de idade»

  • Joana Lopes
  • 21 mar, 15:15

Dora Rolo fala da doença da filha: glaucoma congénito bilateral. A mãe conta como é viver com este diagnóstico desde os dois dias de idade da filha

Dora Rolo é mãe de Clara Rolo. A filha, de 6 anos, foi diagnosticada com glaucoma congénito bilateral, uma doença rara, que é uma das principais causas da cegueira.

«Quem vê Clara a brincar, acha que é só mais uma criança com óculos», começou por dizer Dora. Clara foi diagnosticada com a doença aos dois dias de vida. «Parecia que estava tudo bem. Foi uma gravidez normal», conta Dora. Quando nada fazia prever, dois dias após Clara nascer, foi-lhe diagnosticada a doença. «Foi um momento complicado de gerir emocionalmente», afirmou Dora. A mãe de Clara conta que, durante os primeiros nove meses de vida, foram oito as cirurgias a que a menina foi submetida. Desde então, Clara vive com algumas condicionantes. Para ter uma qualidade de vida melhor, os pais fornecem o máximo de condições à filha. «Ela tem alguns equipamentos adaptados. (…) Ela tem uma vida completamente normal, mas somos nós que temos de fornecer todas as ferramentas para que possa ter esse desenvolvimento», conta a mãe da criança.

Cláudio questionou a convidada: «É uma luta interna gigante». «Eu tento não pensar nos porquês», respondeu. «Há medo?», perguntou Cláudio Ramos. «Há sempre algum receio», confessou Dora. Um dos maiores receios dos pais de Clara é que a filha deixe de ver por completo: «É assustador desde os dois dias de idade». Sobre essa possibilidade, Dora afirma: «É sempre um prognóstico que temos sempre à frente. Tentamos fazer de tudo para travar. É tentar que chegue o mais tarde possível e se não chegar melhor».

Veja aqui a conversa completa.

RELACIONADOS

O momento que comoveu o país – Cláudio Ramos rendido a menina de 6 anos portadora de doença rara

Clarinha, a menina a quem ninguém ficou indiferente – Cláudio Ramos afirma: «Tenho pena que o Goucha não te conheça. Ia gostar de conhecer uma menina como tu»

A Não Perder

MAIS

Mais Vistos

Mais Vistos Goucha

Signos

Receitas

Fora do Estúdio

Fotos