25 nov 2019 10:07

Caril verde thai de camarão tigre

Ingredientes:

350gr de Camarão 40/60

1 Camarão tigre por pessoa

3 Malaguetas verdes

1 Malagueta vermelha

1 Cebolo

1 Cebola

1 Dente de alho

4 Folhas de lima kaffir

2 Limas

Gengibre fresco

2 Talos de erva-príncipe fresca, parte branca (lemongrass)

Coentros frescos

2 colheres de Sopa de molho de peixe (nam pla)

1+1/2 colher de Sopa de açúcar amarelo

1 Lata de leite de coco

1 Pimento vermelho

1 colher de Sopa rasa de Garam Masala

Óleo de amendoim ou azeite

Sal qb

Preparação:

Descasque o camarão e o camarão tigre, retire a tripa e reserve. Na picadora Kenwood, coloque meia cebola, um dente de alho, as malaguetas verdes, raspa de 1 lima, gengibre fresco (cerca de 2cm), um fio de óleo de amendoim, coentros frescos, as folhas de lima kaffir e triture tudo até formar uma pasta.

Numa taça tempere o camarão tigre com sal e pimenta e polvilhe com um pouco de Garam Gasala. Reserve e ligue o forno a 200ºC para pré-aquecer.

Numa caçarola, coloque um fio de óleo de amendoim, deixe aquecer, aloure a outra metade da cebola cortada aos cubos e adicione a pasta. Mexa bem e deixe a pasta intensificar os sabores. Corte o pimento vermelho em fatias finas e adicione deixando alourar.  Adicione a Garam Masala e gengibre fresco ralado, raspa de lima e o leite de coco. Misture tudo.

Adicione o molho de peixe, o açúcar amarelo e o sumo de 1+1/2 lima. Dê umas pancadas fortes nos talos de erva-príncipe abrindo-os libertando o seu aroma. Adicione ao caril. Deixe cozinhar durante cerca de 15 a 20 minutos.

Numa frigideira anti-aderente, coloque um fio de óleo de amendoim ou azeite, deixe aquecer e salteie o camarão tigre de ambos os lados durante cerca de 5 minutos, finalize a cozedura no forno durante mais 5 minutos.

Adicione o camarão 40/60 ao caril e deixe cozinhar durante cerca de 6 a 7 minutos.

Sirva uma boa porção de caril com o camarão tigre polvilhado com coentros e cebolo e malagueta vermelha fatiados. Acompanhe com arroz basmati ou arroz jasmine.