25 nov 2019 09:58

Dumplings de porco e gengibre

Ingredientes:

Massa para os Dumplings:

260gr Farinha

140ml de Água

Sal qb

Recheio:

200gr de Barriga de porco sem pele cortada aos bocados

1 colher de Sopa de mirim

1 colher de Sopa de molho de soja

1 Cebolo fatiado

1 colher chá de óleo de sésamo

1 Gema de ovo

½ Malagueta vermelha sem sementes

1 colher de Sopa rasa de cebolinho fresco

Gengibre fresco sem pele (cerca de 2cm)

Sal fino qb

Restantes ingredientes:

90gr de Barriga de porco com pele

100ml de Molho de soja

1 colher de Chá de óleo de sésamo

1 colher de Sopa de mirim

1 Pau de canela

1 Cravinho

1 Estrela anis

4 colheres de Sopa de açúcar

80ml de Vinagre de arroz

Gengibre fresco sem pele

3 Malaguetas vermelhas

1 colher de Sopa de vinagre de vinho tinto

2 Dentes de alho esmagados com pele

1 Cebolo

1 Cenoura

1 Pepino

1 Cebola roxa

Sementes de coentros

Coentros frescos

Óleo de amendoim

Sal qb

Preparação:

Comece por fazer a massa dos dumplings. Numa taça grande misture a farinha, com a água e o sal. Amasse e trabalhe a massa durante cerca de 5 minutos até obter uma massa consistente e maleável. Tape com pelÍcula aderente e dixe descansar durante cerca de 10 minutos.

Num robô de cozinha/processador de alimentos Kenwood, coloque todos os ingredientes para o recheio. Use a função “Pulse” umas 4 a 5 vezes. Todos os ingredientes têm que estar ligados, não pode haver pedaços muito grandes e a carne não pode estar triturada em demasia.

Estenda a massa dos dumplings numa superfície com o rolo da massa. A massa deverá ficar fina. Com um cortador redondo de 10cm, corte círculos na massa. Caso se sinta aventureiro, a maneira tradicional de trabalhar a massa consiste em fazer um rolo longo com as mãos, cortar em pedaços de cerca de 1cm e fazer bolas. Trabalhe cada bola com as mãos formando um disco. Coloque sobre uma superfície, e, trabalhando ao mesmo tempo com o rolo da massa, vá girando o disco com os dedos e alisando as extremidades com o rolo até ficar com um círculo de aproximadamente 10cm.

Encha uma taça pequena com água que irá ajudar a colar as extremidades dos dumplings. Coloque cerca de 2 colheres de chá de recheio em cada dumpling. Passe a água nas extremidades e feche o dumpling formando um “saco” enrugado. Tape com película aderente e reserve.

Numa caçarola anti-aderente, coloque 65ml de molho de soja, 2 colheres de sopa de açúcar, 1 pau de canela, 1 cravinho, mexa e deixe reduzir. Retire do lume após reduzir deixe arrefecer e junte 1 colher sopa de mirim, mexa. Retire o cravinho, a anis e o pau de canela e reserve este “quase” caramelo de soja e mirim.

Numa caçarola, adicione o vinagre de arroz, sal fino qb, as sementes de coentros e 2 colheres de sopa de açúcar. Deixo ao lume até o açúcar se dissolver completamente. Retire e deixe arrefecer. Corte a cenoura, o pepino e a cebola roxa em juliana (palitos finos). Adicione à mistura de vinagre de arroz e açúcar e deixe ficar em infusão. O pickle de cenoura, pepino e cebola está feito.

Numa frigideira anti-aderente, coloque cerca de 80ml de óleo de amendoim. Deixe aquecer e depois coloque os dentes de alho esmagados, gengibre fresco fatiado, 1 malagueta fatiada com sementes e a carne de porco com pele cortada aos pedaços. Deixe fritar bem e a carne de porco ganhar cor e caramelizar. Tire do lume, coe o óleo para um recipiente, corte 1 malagueta às fatias e adicione. Deixe ficar em infusão e arrefecer completamente este óleo de malagueta.

Para fazer o caldo para os dumplings, numa taça coloque 35ml de molho de soja, 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto, 1 colher de chá de óleo de sésamo, coentros picados, 1 malagueta fatiada com sementes, 1 cebolo fatiado, o caramelo de soja e mirim e cerca de 1 colher de sopa do óleo de malagueta. Envolva bem todos os ingredientes e deixe em infusão.

Numa frigideira pequena, aqueça óleo de amendoim, corte palitos de gengibre fresco e frite-os durante 5 segundos no óleo quente. Escorra em papel absorvente.

Numa panela, ferva água com sal. Coza os dumpings durante cerca de 7 minutos.

Sirva em taças fundas com o caldo na base, os dumplings e, por cima destes, o pickle de pepino, cenoura e cebola roxa, sementes de coentro e os palitos de gengibre.