Tomam comprimidos abortivos quando feto é viável - TVI

Tomam comprimidos abortivos quando feto é viável

  • Portugal Diário
  • 2 fev 2007, 10:49

Diz Alta Comissária da Saúde, alertando que crianças podem sobreviver

A Alta Comissária da Saúde reconheceu esta sexta-feira a existência de mulheres que utilizam medicamentos que provocam o aborto quando o feto já é viável (a partir das 24 semanas) e que estas crianças poderão sobreviver, ainda que com fortes probabilidades de um desenvolvimento anormal, noticia a agência Lusa.

Maria do Céu Machado falava durante a conferência que decorre na Ordem dos Médicos, em Lisboa, sobre «Quando começa a vida» e que junta especialistas de várias áreas na busca de uma resposta para uma pergunta determinante em questões como o aborto.

Para a pediatra, que trabalha no Hospital Amadora-Sintra, os conhecimentos científicos apontam para uma viabilidade do feto a partir das 24 semanas.

E é precisamente com este ou até mais tempo de gestação que algumas mulheres chegam a este hospital, já em fase de expulsão (do feto) e após ingerirem comprimidos que, apesar de prescritos para o foro gástrico, são conhecidos por interromperem a gravidez.

Maria do Céu Machado, que também é neonatalogista, frisou que estas crianças poderão sobreviver e, se isso acontecer, irão ter fortes probabilidades de sofrer problemas de desenvolvimento e até mesmo de paralisia cerebral.

A especialista reconheceu que não sabe a resposta para a pergunta que está a motivar o debate na Ordem dos Médicos, mas avançou que a legislação portuguesa dá uma ideia ao obrigar o funeral para um feto que tenha mais de 24 semanas.

«Antes disso, o feto vai para o lixo. A vida vai para o lixo?», questionou a Alta Comissária da Saúde.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos