Défice das Administrações Públicas baixa para metade até Março - TVI

Défice das Administrações Públicas baixa para metade até Março

dinheiro

O défice das Administrações Públicas baixou para metade até Março, à custa da redução do défice do subsector do Estado e da melhoria do saldo da segurança social, segundo os dados do Banco de Portugal divulgados esta terça-feira.

Relacionados
As Administrações Públicas agregam os subsectores Estado, serviços e fundos autónomos, administração regional e local e os fundos da Segurança Social.

Segundo a «Lusa», os dados do boletim estatístico de Maio do Banco de Portugal mostram que o défice das contas públicas caiu 49 por cento em Março, face a igual período do ano anterior, para 355 milhões de euros.

A justificar essa melhoria esteve a redução do défice do subsector Estado (em 1.273 milhões de euros), a passagem de défice a excedente do saldo das regiões (mais 46 milhões de euros) e do saldo da segurança social (mais 490 milhões de euros).

O excedente dos serviços e fundos autónomos baixou 1.412 milhões de euros e o défice da administração local, agravou-se em 58 milhões de euros, limitando o saldo global das administrações públicas.

Os dados do Banco de Portugal mostram também que a dívida directa do Estado (só inclui o subsector Estado)ascendia, em Abril, a 109,6 mil milhões de euros, mais 6,3 por cento do que em igual período de 2006.
Continue a ler esta notícia

Relacionados