Hotéis: taxa de ocupação deve descer em 2009 - TVI

Hotéis: taxa de ocupação deve descer em 2009

Hotel

Descida acentuada do mercado britânico penalizou 2008

Relacionados
A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) prevê uma descida de 1,7% nas taxas de ocupação/quarto e de ocupação/cama para 2009.

De acordo com o relatório de Balanço do ano de 2008 e perspectivas para 2009, a associação diz ainda que a taxa de ocupação média/quarto foi de 59,7% durante o ano turístico (Novembro/2007 a Outubro/2008), ou seja, menos 5,7% que no ano anterior.

Já a taxa de ocupação média/cama situou-se nos 49,4%, menos 5,7% que em igual período do exercício anterior.

«Estes valores referem-se às ocupações das unidades de alojamento em funcionamento em cada momento, não levando em consideração os empreendimentos que encerram durante a estação baixa», revelam.

A descida acentuada do mercado britânico foi a «principal responsável pela quebra verificada nas ocupações durante o último ano», revelam.

O mercado alemão, à semelhança dos últimos 10 anos, voltou a registar uma descida, contribuindo igualmente para as ocupações negativas verificadas.

Holandeses elegeram Portugal em 2008

Dos principais mercados, o holandês foi o único com uma evolução positiva em 2008.

Também a estadia média, em 2008, sofreu uma descida importante face aos anos anteriores. Tendo em consideração os principais mercados emissores, nenhum apresentou uma subida neste indicador.

As descidas mais acentuadas foram registadas pelos mercados belga (menos 1,3 dias), holandês (menos 1,2) e alemão (menos 1,1).

Os turistas holandeses continuam a ser aqueles que, em média, mais dias permanecem na região (9,7 dias/pessoa), seguidos dos irlandeses (7,6) e dos britânicos (7,1).

Os espanhóis são os turistas que menos pernoitam no Algarve (3 dias), seguidos dos portugueses (3,6 dias) e dos franceses (4,5 dias).
Continue a ler esta notícia

Relacionados