Já fez LIKE no TVI Notícias?

TAP aconselha passageiros a alterarem voos devido a greve

Relacionados

A companhia aérea TAP aconselha os passageiros com voos marcados para terça-feira a alterarem os voos devido à greve dos pilotos.

Embora sem números precisos da adesão, o porta-voz da TAP manifestou-se convicto de que a greve vai ter «consequências gravosas» e que a operação da companhia aérea vai «ser muito afectada».

«Por isso, aconselhamos as pessoas que têm viagem marcada para amanhã a mudarem para outro dia se for possível», referiu António Monteiro, em declarações à agência «Lusa».

PUB

Também a companhia gestora dos aeroportos ANA admitiu a possibilidade de cancelamento de voos na terça-feira nos aeroportos portugueses, em consequência do início da greve de pilotos da aviação civil, que se prolonga, de forma interpolada até aos primeiros dias de Novembro.

Em declarações à agência «Lusa», fonte da gestora de aeroportos afirmou não ter dados precisos sobre eventuais cancelamentos ou atrasos, mas admitiu que terça-feira será «um dia complicado» nos aeroportos.

Por isso, a ANA está a alertar os passageiros com viagens marcadas para terça-feira que se mantenham atentos às informações, disponibilizadas no site ou por via telefónica.

É que, «se houver cancelamento, os passageiros vão ficar à espera no aeroporto porque não temos qualquer informação, só podemos alertar os passageiros para estarem atentos aos seus voos», adiantou.

A possibilidade de uma elevada adesão à greve dos pilotos levou a ANA a admitir o encerramento da pista mais pequena das duas do aeroporto de Lisboa, para permitir o estacionamento de aviões de companhias estrangeiras, com chegadas marcadas para terça-feira.

PUB

É que se a adesão à greve for muito elevada e muitos aviões permanecerem em terra, tal poderá dificultar o estacionamento de aparelhos de transportadoras estrangeiras.

«Ainda não está decidido, mas caso a adesão seja muito elevada, accionaremos essa medida», disse à agência «Lusa» o porta-voz da ANA, garantindo que a limitação a uma pista não impedirá aterragens.

«Não irá haver cancelamentos de companhias aéreas estrangeiras», afiançou Rui Oliveira.

Só o aeroporto de Lisboa tem cerca de 400 movimentos (partidas e aterragens) diários, cerca de metade dos quais assegurados pela TAP.

Além da greve dos pilotos, convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil para 23, 25 e 27 de Outubro e 5,7 e 9 de Novembro, a actividade nos aeroportos vai ainda ser afectada por mais duas paralisações: a do pessoal de voo da aviação civil, a 28, 29 e 30 de Outubro e do pessoal de assistência em terra aos aviões da Groundforce.

No caso do «handling», a greve começa com uma paralisação total no período entre as 15:00 e as 17:30 de 26 de Outubro, ao que se seguirão períodos parciais até 31 de Dezembro.

A greve do pessoal de voo da aviação civil foi convocada pelo SNPVAC pela equiparação dos direitos dos trabalhadores da companhia aérea Portugália aos da TAP, que recentemente adquiriu a empresa regional.

A greve convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação foi motivada pelo aumento da idade da reforma para os 65 anos e pela alteração do valor das pensões.

PUB

Relacionados

Últimas