Já fez LIKE no TVI Notícias?

Quase 2 milhões de portugueses têm crédito à habitação

Relacionados

Quase 2 milhões de portugueses têm crédito bancário para aquisição de habitação, um valor ligeiramente inferior ao observado no ano transacto, revelam os resultados do ano 2006 do estudo Basef Banca da Marktest.

Os dados contabilizam 1.919 mil indivíduos com um crédito que ainda estão a pagar através de um banco para a compra de habitação. Este valor corresponde a 25,9 por cento do total de residentes no Continente com 15 e mais anos que possuem conta bancária.

A maioria destes indivíduos afirma que o crédito se destinou à aquisição da casa onde reside, 23,2%, havendo ainda 2,8% de bancarizados que diz ter o crédito para pagar uma outra casa.

PUB

Os resultados de 2006 mostram uma estabilização no número de indivíduos que diz ter recorrido a este crédito.

A penetração deste produto bancário tem grandes diferenciações entre a população, especialmente se analisada a idade, classe social e ocupação dos seus detentores.

Maior recurso ao crédito depois dos 35 anos

Assim, é entre os 35 e os 44 anos que é maior o recurso ao crédito à habitação, com 50,9% dos bancarizados desta faixa etária a afirmarem estar ainda a pagar a um banco um crédito para aquisição de habitação. O valor é substancialmente mais baixo junto dos indivíduos com mais de 64 anos, de 3,5%.

Por ocupações, também se registam diferenças importantes, com os quadros médios e superiores a observarem os valores mais elevados, de 46,6%, seguidos dos empregados de comércio, serviços e administrativos, com 43,5%.

Entre as classes sociais, é a alta e média alta a que regista o maior valor de recurso a este crédito, com 40,9%.

A análise por região é a que revela menores diferenças na penetração deste produto, embora se registem taxas superiores de posse de crédito à habitação no Litoral Centro (31%) e na Grande Lisboa (29,5%).

PUB

Relacionados

Últimas